segunda-feira, 26 de maio de 2008

Dois lados da moeda

Religião é algo que estabelece uma verdade inquestionável a qual você tem a opção de acreditar ou não e, deste modo, juntar-se a ela, seguindo uma linha previamente traçada. Já a ciência diz respeito a uma grande discussão/análise em torno de uma hipótese que se pretende provar e tomar como verdade parcial, aquilo que parece mais plausível até o momento. Seria uma forma de ideologia muito mais ampla, que não só discute, como põe em teste aquilo que se afirma a priori. Diriamos ainda ser uma linha pontilhada, que ainda iremos completar.
.................................................
Cara ou coroa?

Um comentário:

Leonardo Moreno Capellanes disse...

Penso muito sobre isso... e acho absurdo quem concordem a se submeter a isto, ainda hoje! Aceitar e jamais questionar... sejamos racionais.
A ciência nos oferece a verdade, mas uma verdade que não é absoluta... e aceita mudanças, com as devidas comprovações.
acho que cada uma deveria ter seu espaço melhor delimitado nas nossas cabeças... ciência: mistérios da vida... não os mistérios filosóficos, mas os mistérios que competem a ela responder, por exemplo a criação do universo etc...
religião:espiritualidade, discernimento sobre o certo ou errado, mas sem imposições de valores morais obsoletos e que vão em desacordo com os direitos humanos, pois a mesma igreja que prega o amor, ainda hoje prega tambem a exclusão de determinados grupos, alem de dar margem a visões preconceituosas, sem falar em outros males que ela trás.

è facil, é só cada um não se deixar afetar pelo lado negro da religião, ter uma visão critica das coisas, e tirar proveito doque ela tras de bom... prega a paz o amor, etc. mas não precisamos levar em conta o moralismo exagerado e preconceituoso nem acreditar em histórinhas maravilhosas.

Me empolguei lula... heoaheohaea
por isso que eu gosto do que vc escreve, :)